SEGUNDA, 01/05/2023, 09:20

Governo do Estado prepara envio de R$ 9 milhões para que Londrina e região planejem ações de combate à dengue para os próximos mese

 Chefe da 17ª Regional de Saúde alerta que se não houver um comprometimento por parte do poder público e da própria população, o estado poderá enfrentar epidemia da doença também no próximo ano

A 17ª Regional de Saúde, responsável por Londrina e outros 21 municípios do norte do estado, deve receber em breve um repasse de R$ 9 milhões do Programa Pró-Vigia, da Secretaria Estadual de Saúde. O envio de recursos foi confirmado à CBN pela chefe da 17ª, Lúcia Lopes. De acordo com ela, a verba vai ser usada para o planejamento de novas ações de combate à dengue na região.

 

Até o momento, a 17ª Regional de Saúde registrou cerca de 10 mil casos confirmados e mais de 60 mil suspeitos de dengue. A região também já tem sete mortes confirmadas e outras 17 suspeitas pela doença. Lúcia Lopes acredita que a epidemia já atingiu o seu pico e que os números devem continuar a cair nas próximas semanas. Apesar disso, ela alertou que os cuidados precisam continuar redobrados, destacando que boa parte dos recursos a serem enviados vai ser usada para a execução de ações preventivas, importantes para evitar que o estado enfrente uma nova epidemia de dengue já no próximo ano.

 

É uma união de esforços que, segundo Lúcia, passa pelo aporte de recursos estaduais, contratação de mais agentes de endemias e, principalmente, o apoio da população.

Por Guilherme Batista

Comentários